É um nome meio estranho mas é um assunto sério, pra início de conversa a ansiedade é uma reação normal diante de algumas situações de medo, dúvida ou expectativa, então esse tipo de ansiedade diante de algumas situações pode ser considerada normal, por exemplo, "você irá prestar vestibular, irá fazer uma cirurgia, uma viagem, uma entrevista de emprego e etc... Se você sentir ansiedade nessas ocasiões, pode ser considerado perfeitamente normal e a ansiedade nesses momentos inclusive nos ajuda, pois nos prepara pra enfrentar esse desafio.
Já o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é classificado como uma doença mental, é um distúrbio como a depressão, síndrome do pânico ou fobia. Sua principal característica é a preocupação excessiva, como eu disse anteriormente é normal sentir ansiedade em algumas situação mas no caso de quem sogre de TAG é uma ansiedade claramente fora de proporção mesmo quando há poucos motivos ou até mesmo nenhum motivo, o indivíduo que apresenta esse transtorno de ansiedade pode sofrer de vários sintomas:
Dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, problemas para adormecer ou para permanecer dormindo e um sono que raramente é revigorante e satisfatório, inquietação, geralmente ficando assustado com muita facilidade.
Além desses sintomas, também pode se manifestar diversos sintomas físicos, incluindo tensão muscular (tremedeira, dores de cabeça) e problemas de estômago, como náusea ou diarreia.
O indivíduo que apresenta esse transtorno preocupa-se excessivamente com coisas que são improváveis de acontecer, fica tenso e ansioso durante todo o dia sem motivo real, as preocupações e os medos são tão constantes que chegam a interferir na sua capacidade de levar a vida para a frente, não conseguindo relaxar.
O Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é mentalmente e fisicamente desgastante, ele acaba drenando toda nossa energia física e mental, nos tira a paz, o sossego, coloca o nosso corpo em um estado de alerta constante.
Se você que está lendo esse texto se identificar com os sintomas é bom procurar ajuda de um especialista pois os sintomas podem ser os mais diversos, então o trabalho inicial do médico está em excluir outras doenças que possam ter sintomas semelhantes ao transtorno de ansiedade generalizada.
O especialista irá utilizar de técnicas psicoterápicas de apoio, muitas vezes faz-se necessário o uso de medicação (antidepressivos e/ou ansiolíticos) por um determinado período. A maioria das pessoas experimenta uma acentuada redução da ansiedade quando lhes é oferecida a oportunidade de discutir suas dificuldades com um profissional experiente.
Eu sofro com esse problema, infelizmente parei de me tratar mas vou voltar pro psicólogo pois esse problema está acabando comigo, me desgastando mentalmente, então se você também sofre com isso, procure logo um tratamento antes que esse problema se agrave.
Veja também:
Como vencer a depressão
Sindrome das Pernas Inquietas
Transtorno alimentar noturno
Nomofobia - o medo de ficar sem o celular
Veja também:
Como vencer a depressão
Sindrome das Pernas Inquietas
Transtorno alimentar noturno
Nomofobia - o medo de ficar sem o celular
ConversãoConversão EmoticonEmoticon