Pra quem não sabe escoliose é um encurvamento da coluna vertebral, que pode acontecer no meio ou nos lados da coluna, a coluna deve ser reta obviamente mas quem sofre de escoliose tem esse desvio, em alguns casos inclusive, esse problema pode ser tão grave a ponto de se tornar quase irreversível e outros podem levar anos para conseguir melhoras.
A escoliose no adulto é geralmente degenerativa, ou seja, pode acorrer com a chegada de uma idade mais avançada mas é claro que não é só esse fator que provoca a escoliose, existem outros fatores como por exemplo a má postura, por isso é importante você ficar atento e corrigir sua postura, existem corretores posturais que você pode comprar que irá lhe ajudar muito (veja as imagens abaixo).
A escoliose pode aparecer em qualquer idade mas ela acentua-se com o crescimento ou seja desenvolve-se ou aumenta com o crescimento e com as más posturas, sendo muitas das vezes as más posturas uma boa indicação de que algo não está bem com o corpo, esse problema também pode ser hereditário, não vá achando que a escoliose se desenvolve em uma idade específica, não mesmo, ela pode ocorrer em qualquer idade, no bebé, na infância, na adolescência, no adulto ou no idoso. Cada uma delas tem as suas próprias causas ou origens por isso em todas estas fases da vida a pessoa deve ter atenção para o estado da sua coluna.
verifique se a coluna faz um desvio, é possível que exista uma escoliose ou outro problema que precise ser corrigido.
Da mesma forma, olhando por trás e pedindo à pessoa ou criança para se inclinar (dobrar) para a frente:
Verifique se as costas estão no nível ou se um dos lados está mais elevado do que o outro.
Verifique se um ombro ou área do ombro está mais elevado do que o outro ou mesmo se a bacia ou zona lombar fica mais elevada de um lado do que do outro.
Outros sinais que podem mostrar que algo não está bem são:
Um ombro mais alto do que o outro quando em pé.
Uma perna mais curta ou que dá essa ideia, frequentemente pode se perceber no comprimento das pernas das calças onde uma precisa de mais bainha do que a outra ou em que as calças junto aos pés não ficam no mesmo nível.
Existem três tipos de escoliose:
A escoliose congênita (de nascença) decorre de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto ou do recém nascido.
A escoliose neuromuscular é causada por problemas como fraqueza muscular ou do controle precário dos músculos, ou paralisia decorrente de doenças como paralisia cerebral, distrofia muscular, espinha bífida e pólio.
A escoliose idiopática não possui causa conhecida. A escoliose idiopática em adolescentes é o tipo mais comum.
Algumas pessoas são mais suscetíveis ao encurvamento da coluna. A maioria dos casos ocorre em meninas. Como foi dito anteriormente o encurvamento geralmente se agrava durante os surtos de crescimento. A escoliose em crianças é menos comum e geralmente atinge igualmente tanto meninas quanto meninos.
Então gente se você notar algo errado, procure imediatamente um médico para que seu problema seja imediatamente tratado pois em casos mais graves só uma cirurgia para resolver o problema.
ConversãoConversão EmoticonEmoticon