Translate

estagios do sono

O sono como já sabemos é fundamental na nossa vida, ele é essencial para a fixação e organização de informações na nossa memória, especialmente na memória visual, além disso, o corpo se refaz e para as crianças então ele é fundamental pois é nesse momento que o hormônio do crescimento, essencial para o desenvolvimento das crianças, é produzido, nos adultos, ele atua no desenvolvimento ósseo e muscular, além de promover a renovação de tecidos, como a pele, também durante o sono o sistema imunológico é renovado.Mas hoje vamos falar especificamente sobre os estágios do sono, o adulto chega a passar por 4 a 5 ciclos de sono em um período de 8 horas, cada ciclo dura cerca de 90 a 110 minutos e contém 5 estágios diferentes e esses estágios foram divididos em não-REM e REM, o sono é divido em 4 fases não-REM seguidas de uma fase REM, calma que eu irei falar sobre essas fases.





Pouco antes de adormecermos, as ondas cerebrais do tipo beta que são produzidas quando estamos acordados, são substituídas por ondas alfa, que indicam um estado de profundo relaxamento. De 5 a 20 minutos depois, corpo e mente estão prontos para o primeiro estágio do sono.


PRIMEIRO ESTÁGIO DO SONO

O primeiro estágio do sono dura cerca de 5 minutos, é o momento que ainda não estamos realmente dormindo, é tipo aquele cochilo que damos sabe, nessa fase, as ondas cerebrais são irregulares e têm frequência acelerada, nossos músculos relaxam, nossa respiração se torna mais lenta, mais suave, nossos olhos se movimentam de forma aleatória, nesses minutos iniciais as pessoas podem até negar que estavam dormindo caso alguém fale com elas.


SEGUNDO ESTÁGIO DO SONO

Nesse segundo estágio nossas ondas cerebrais diminuem, assim como nossos batimentos cardíacos e a temperatura corporal, é nesse momento que acontece a passagem do estado de vigília para o sono, nossos olhos deixam de reagir a estímulos externos, mas apesar disso ainda estamos em um sono leve.


TERCEIRO ESTÁGIO DO SONO

É nessa fase que finalmente se inicia o sono profundo, o que é bem interessante é que justamente nesse momento que nosso cérebro trabalha de forma mais intensa, transferindo para o córtex as informações que foram armazenadas no hipocampo durante o dia, ou seja, transforma informações temporárias em dados permanentes, mas deixando bem claro que nosso cérebro está bem mais preocupado em reter memórias visuais que acumulamos durante o dia do que informações, como por exemplos, aquelas fórmulas que aprendemos na escola.



QUARTO ESTÁGIO DO SONO

Esse quarto estágio é bem semelhante ao terceiro, a atividade cerebral ainda se mantém em ritmo acelerado, as memórias ainda continuam sendo gravadas no córtex e o nosso organismo está em plena atividade promovendo processos como a cicatrização de ferimentos, nesse momento é bem difícil você acordar, ou seja, se alguém quiser fazer você despertar será uma tarefa bem difícil.


QUINTO ESTÁGIO DO SONO

Essa é última fase do sono também conhecida como sono REM ou sono paradoxal, nesse estágio nossos olhos se movem rapidamente, por isso recebe o nome de REM (do inglês rapid eye movement), nesse momento não só os nossos olhos mas também o nosso cérebro estão em ritmo acelerado, as informações continuam a ser passadas do hipocampo para o córtex cerebral, é nessa fase do sono que são produzido os sonhos, as histórias e situações sem sentido que acontecem quando sonhamos são resultado da articulação entre experiências recentes e fragmentos da memória.
Nessa fase REM a atividade dos nossos neurônios que transmitem os impulsos responsáveis pelos nossos movimentos são suspensas, o que quer dizer que nesse estágio o nosso corpo se encontra em estado de paralisia temporária, sabe porque acontece isso? para que não nos machuquemos tentando executar de verdade os movimentos que estamos fazendo nos sonhos.
Ao longo da noite as três ultimas fases do sono irão se repetir, por isso uma pessoa passa pela fase REM cerca de quatro a cinco vezes por noite o que significa que iremos também sonhar, porém muitas vezes não lembramos do que sonhamos, pois vale ressaltar que as nossas lembranças só ficam se acordamos até 10 minutos após termos sonhado, por isso só lembramos de um sonho quando acordamos logo depois que ele acontece, mesmo que não percebamos esse rápido despertar.



Espero que o assunto de hoje tenha ficado claro para todos vocês, pesso de coração que vocês interajam comigo, tirem suas dúvidas, me deem conselhos, enfim, qualquer coisa que possa contribuir com o blog para que ele se torne cada vez melhor.








Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário