Vamos falar hoje sobre astigmatismo, vamos direto ao ponto. Astigmatismo é um problema visual que ocorre devido ao formato irregular da córnea, é uma anomalia da visão onde a curvatura da córnea é ovalada e não esférica como o normal, e esta alteração faz com que a luz se refrate em vários pontos da retina, provocando deformações na visão.
Isso faz com que as imagens aparecem embaçadas ou distorcidas, pois os raios de luz não chegam ao mesmo ponto da retina, alterações no comprimento do olho ou no formato do cristalino ou da córnea fazem com que seja mais difícil para os olhos focar a luz. Se os raios de luz não estiverem claramente focados na retina, as imagens que você vê podem ficar borradas.
Resumindo astigmatismo é uma deficiência visual onde o indivíduo tem dificuldades de enxergar de forma nítida e isso pode ocorrer tanto de perto como de longe, variando conforme o grau do problema.
Os sintomas mais comuns do astigmatismo são:
- Enxergar mal de perto, vendo tudo embaçado;
- Ver os bordos, de um objeto, desfocados;
- Confundir símbolos como H, M, N ou 8 e 0;
- Não conseguir enxergar corretamente linhas retas.
Cinquenta por cento das pessoas que precisam de correção visual têm um determinado grau de astigmatismo. O problema é geralmente diagnosticado por meio de um exame completo dos olhos.
Se esse problema não for tratado ele pode vir a se agravar mas geralmente ele se apresenta estável, não se altera com o tempo. O astigmatismo é facilmente diagnosticado com um exame oftalmológico padrão ou com um exame de refração, em geral, não são necessários exames especiais.
O astigmatismo leve pode não precisar ser corrigido, basta apenas o uso de óculos ou lentes de contato para corrigir o problema
A cirurgia a laser pode ajudar a mudar o formato da superfície da córnea para corrigir o astigmatismo, além da miopia ou da hipermetropia.
ConversãoConversão EmoticonEmoticon