Translate

o que fazer para parar o soluço


Pra início de conversa vou explicar como ocorre o soluço, o soluço resulta de um estímulo involuntário de músculos relacionados com a respiração, principalmente o diafragma (calota muscular que divide o tórax do abdômen), levando a uma inspiração rápida e curta, não sincronizada com o ciclo respiratório. Na grande maioria das vezes ele causa não mais do que um desconforto com duração de poucos minutos mas em alguns casos ele pode permanecer por várias horas ou dias, fazendo com que o indivíduo seja obrigado a procurar um atendimento médico.


O soluço é causado geralmente por distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás (refrigerantes), deglutição de ar ou alimentação em grande volume, mudanças súbitas de temperatura de alimentos ingeridos ou mesmo da pele (sauna-ducha gelada), ingestão de álcool e até mesmo gargalhadas podem causar soluço.


Causas neurológicas:


Traumatismo (acidentes de carro), acidente vascular cerebral ("derrame"), tumor cerebral.


Causas metabólicas:


Insuficiência renal com altos níveis de uréia sanguínea, respiração rápida levando a diminuição de dióxido de carbono no sangue, excesso ou falta de íons (K, Na, por exemplo).


Estímulo direto ao nervo vago:

Objetos acidentalmente introduzidos no ouvido, aumento da tireóide, tumores no trajeto do nervo vago na cabeça, pescoço, tórax ou abdômen, pneumonias, infarto, esofagite, hepatites e pancreatites.


Causas cirúrgicas:

Anestesia geral e estado pós-anestésico.

Muitas vezes a causa do soluço não pode ser descoberta.




Como evitar o soluço?


Existe alguns métodos para evitar o soluço:

Método 1: O primeiro método consiste em engolir uma colher de açúcar. A quantidade excessiva de açúcar na boca vai estimular as extremidades nervosas dos nervos da sua boca e ao mesmo tempo, ocupar o cérebro com sensações que poderão fazer passar os soluços. 

Método 2: consiste em beber pequenos goles de água sem respirar, o ato de beber vai estimular os músculos do diafragma e o tempo que se está sem respirar pode fazer com que os espasmos parem de acontecer. 

Método 3: O terceiro método é muitas vezes recomendado por médicos e consiste em tapar os ouvidos para tentar interromper os soluços. 
O nervo vago, muitas vezes associado aos soluços, também se relaciona com o sistema auditivo e pode desta forma ser estimulado com bons resultados.

Método 4: É antigo e comum na cultura popular, consistindo em levar um susto. O susto pode ativar o nervo vago e interromper assim os seus soluços.


Método 5: consiste em suspender a respiração durante o máximo período de tempo que conseguir. O fato de o diafragma ficar contraído pode ajudar a parar as contrações involuntárias.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário